quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aula 7 - Melodia


Fraseologia é o estudo da construção do discurso musical, suas articulações e ligações - enfim, o modo como se relacionam os diversos elementos de uma obra. A fraseologia estuda especialmente a construção melódica.
  1. Elementos Fraseológicos:
    1. Inciso: A menor unidade reconhecível de uma determinada obra musical. O inciso é incompleto em si mesmo, sendo utilizado como ponto de partida para construção de unidades mais extensas. O inciso também é chamado de célula ou motivo. Ex.:
    2. Semi-frase: (ou membro de frase): A concatenação de diferentes incisos. Ex.:
    3. Frase: A unidade básica da sintaxe musical - uma idéia musical completa que finaliza com uma cadência. A frase resulta da conexão de duas ou mais semi-frases. A frase pode ser:
      • Conclusiva - quando termina com uma cadência conclusiva.
      • Suspensiva - quando termina com uma cadência suspensiva.
      As cadências conclusivas são aquelas que terminam no acorde de tônica; as cadências suspensivas terminam em outros acordes. Para fazer com que os motivos se desdobrem formando frases, utilizam-se as Técnicas de variação, como: transposição, inversão, expansão, etc.
    4. Período: A combinação de duas ou mais frases complementares. A segunda frase é ouvida como resposta à primeira.
      • Frase antecedente - A primeira frase de um período.
      • Frase conseqüente- A frase que serve de resposta.
  2. Reconhecimento dos Elementos Fraseológicos:
    Para que se tenha uma compreensão mais presisa da fraseologia, é necessário que consigamos perceber claramente as articulações entre os diversos elementos fraseológicos: saber separar os incisos, as semi-frases, as frases, os períodos: Estas subdivisões na melodia podem ser realizadas mediante:
    1. Uso de pausa
    2. Nota longa
    3. Uso de fermata
    4. Mudança de direção do movimento melódico
    5. Salto melódico (geralmente na direção oposta a que a música vinha se movimentando)
    6. Repetição de nota
    7. Repetição de padrão melódico ou rítmico
    8. Mudança de padrão melódico ou rítmico
    9. Divisão pelo peso do compasso
    10. Excessão - Quando a nota que cai no tempo forte é estranha ao acorde (suspensão, apojatura, etc) e por isso deve resolver em uma nota do acorde:
Notas ornamentais são notas estranhas ao acorde que podem possuir tanto uma função melódica, como simplesmente ornamental.
  1. Nota de Passagem (np):
    np
  2. Bordadura (b):
    b
  3. Suspensão (retardo) (s):
    s
  4. Apojatura (ap):
    ap
  5. Antecipação (an):
    an
  6. Escapata (e):Não resolve por grau conjunto. (Salta).
  7. e

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