Cantus Firmus (CF): É uma linha melódica composta de antemão, geralmente escrita com uma única figura rítmica, com uma extensão de oito a doze notas, que serve de base para o contraponto. O contraponto, que é a técnica de condução isolada de várias linhas melódicas soando ao mesmo tempo, pode assumir 5 formas distintas, divididas em cinco espécies diferentes.
- Contraponto de 1a. espécie: (nota contra nota) - Para cada nota do CF compõe-se uma nota em contraponto. Não podem haver dissonâncias. Ex:
- Contraponto de 2a. espécie: (2 notas contra 1) - Podem haver dissonâncias somente como notas de passagem. Ex:
- Contraponto de 3a. espécie: (4 notas contra 1) - Podem haver dissonâncias apenas como notas de passagem e bordaduras. Ex:
- Contraponto de 4a. espécie: (Contraponto sincopado) - Este contraponto é escrito sempre em contratempo com relação ao cantus firmus (CF). A duração das notas de ambas as melodias é sempre a mesma, porém sempre em defasagem. A técnica mais importante que se estuda no contraponto de 4a. espécie é o efeito de suspensão, onde a dissonância deve obedecer à um tratamento em 3 fases:
- Preparação: A dissonância é preparada como consonância no tempo anterior.
- Apresentação: A dissonância é apresentada.
- Resolução: A dissonância é resolvida com grau conjunto descendente em uma consonância imperfeita. (3a. ou 6a.). O modelo mais típico de resolução é a seguinte:
É comum uma "cadeia de suspensões", onde um dos três modelos acima é realizado em seqüência. - Contraponto de 5a. espécie: (Contraponto Florido) - Nesta espécie misturam-se os procedimentos típicos de cada uma das espécies anteriores. Devem-se respeitar as diretrizes de cada espécie que está sendo utilizada. Ex.:
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