Acordes de empréstimo modal (AEM) são acordes do modo (tonalidade) menor usados no modo maior paralelo e vice-versa. Tonalidade homônima ou parelela é quando temos tonalidades diferentes para a mesma tônica. Por exemplo, a tonalidade paralela de Dó maior é Dó menor. A tabela abaixo representa os tipos de acordes que podem ser utilizados nos graus indicados em substituição ao modo homônimo ou paralelo.
- Apresentação do tom inicial (com cadência forte)
- Criação de uma região pivot (comum a ambos os tons)
- Apresentação de um acorde diferencial, fixando o novo tom.
- Cadência no tom de chegada.
- Conclusiva:
- Perfeita - V-I
- Plagal - IV-I
- Suspensiva:
- Meia-cadência (à dominante) - II-V; I-V; IV-V
- Cad. Imperfeita - V-I3; V7-I3
- Cad. de Engano (interrompida) - V-VI
- Resolução das notas atrativas.
- A nota de resolução da sensível pode ser a 5a., a 7a., a 9a., etc. do acorde de resolução.
Obs.: Cada acorde de resolução pode possuir uma ou mais alterações. Isto implicará necessariamente numa harmonia cromática.
Obs.: Todos estes procedimentos podem ser aplicados também à resolução da 7a. da dominante na 3a. do acorde de tônica.
Obs.: Ao aplicarmos estes procedimentos em trechos intermediários de frases , e não somente em cadências, será construída uma estrutura constantemente cambiante, em plena mutação de acordes que se movimentarão livremente para diversos pontos.
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