quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aula 3 - Harmonia


Acordes de empréstimo modal (AEM) são acordes do modo (tonalidade) menor usados no modo maior paralelo e vice-versa. Tonalidade homônima ou parelela é quando temos tonalidades diferentes para a mesma tônica. Por exemplo, a tonalidade paralela de Dó maior é Dó menor. A tabela abaixo representa os tipos de acordes que podem ser utilizados nos graus indicados em substituição ao modo homônimo ou paralelo.
  1. Apresentação do tom inicial (com cadência forte)
  2. Criação de uma região pivot (comum a ambos os tons)
  3. Apresentação de um acorde diferencial, fixando o novo tom.
  4. Cadência no tom de chegada.
  1. Conclusiva:
    Perfeita - V-I
    Plagal - IV-I
  2. Suspensiva:
    Meia-cadência (à dominante) - II-V; I-V; IV-V
    Cad. Imperfeita - V-I3; V7-I3
    Cad. de Engano (interrompida) - V-VI
  1. Resolução das notas atrativas.
  2. A nota de resolução da sensível pode ser a 5a., a 7a., a 9a., etc. do acorde de resolução.
Obs.: Cada acorde de resolução pode possuir uma ou mais alterações. Isto implicará necessariamente numa harmonia cromática.
Obs.: Todos estes procedimentos podem ser aplicados também à resolução da 7a. da dominante na 3a. do acorde de tônica.
Obs.: Ao aplicarmos estes procedimentos em trechos intermediários de frases , e não somente em cadências, será construída uma estrutura constantemente cambiante, em plena mutação de acordes que se movimentarão livremente para diversos pontos.

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