quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aula 4 - Harmonia



Neste tópico iremos estudar alguns tipos de preparação usuais para os acordes de uma determinada escala. A preparação amplia as possibilidades harmônicas e propicia o uso de uma harmonização interessante para as notas de passagem cromáticas, tanto no baixo quanto na melodia principal. (ver Notas Ornamentais).
  1. Preparação V7 - I (Cadência Perfeita):
  2. b) Preparação SubV7 - I (Substituto da Sétima da Dominante):
    O SubV7 (substituto da sétima da dominante) é um acorde encontrado sobre o segundo grau abaixado um tom acima do acorde que irá resolver.
  3. c) Preparação VII - I
  1. Dominante secundário:
    Os dominantes secundários são os dominantes dos demais graus diatônicos.
  2. Dominante auxiliar:
  3. SubV7 secundário:
    É o substituto do quinto grau dos graus diatônicos. Resolve por movimento de meio tom para baixo.
  4. Resolução Deceptiva:
  5. É quando os acordes preparatórios (V7 e SubV7) não resolvem no acorde esperado, causando um efeito de surpresa. No exemplo seguinte a resolução esperada de B7 seria Em; C no caso é surpresa.

    Harmonia Funcional - II

    E-mail
    Resoluções. Na harmonia funcional, um dos movimentos mais importantes de acordes é a resolução, em qualquer tensão gerada pelos acordes Dominantes é definida na função tônica (ou, em alguns casos, em Subdominantes). Esse fenômeno acontece em decorrência do trítono – intervalo de quinta diminuta entre a terça e a sétima – nas tétrades do grau V. Os Dominantes são resolvidos em acordes maiores e menores, dependendo do centro tonal da músicaou do trecho analisado. Dominante Primário: Nesse tipo, movimento é de quarta justa ascendente ou quinta justa descendente, com resolução na tônica. Normalmente, ocorre em finalizações de trechos ou músicas. Em alguns casos, pode funcionar como preparação para mudanças de tonalidade, ou seja, modulações.
    Dominante Secundário: São os acordes Dominantes dos demais graus diatônicos da tonalidade em questão. Também são caracterizados por movimentos de quarta justa ascendente ou quinta justa descendente. Ocorre em passagens de trechos de músicas, mas não em finalizações.
    Dominante auxiliar: Em movimentos para baixo da quarta justa ascendente ou quinta justa diminuta descendente, esse tipo de resolução, acontece em acordes de empréstimo modal e passagens de trechos musicais.
    Sub V: Conhecido como substituto do quinto grau, é uma opção de resolução para a tônica, mas com o movimento de segunda menos descendente. É originada da substituição do acorde Dominante alterado (sétimo grau do campo menos melódico) por sua quinta diminuta (quarto grau). É importante conhecer bem os principais campos harmônicos para entender com clareza o Sub V.
    Subdominante Menor:Os Subdominantes são encontrados no quarto grau do campo harmônico maior e, na cadência Plagal, agem como acordes de resolução para a tônica. O Subdominante Menor, por sua vez, pode substituir o maior em alguns casos. Nessas circunstâncias, é analisado e interpretado como Subdominante de empréstimo modal, ou seja, do tom relativo homônimo. (exemplo: C e Cm)
     
    Resolução Deceptiva: É caracterizada quando os Dominantes não fazem a resolução. No acorde esperado, provocando um efeito de surpresa na progressão.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário