quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tons Vizinhos e Tons Afastados

Tons vizinhos: são aqueles que possuem a mesma armadura de clave, uma alteração a mais ou a menos na armadura. 


Para achar os tons vizinhos: partindo do tom principal acham-se os vizinhos diretos (tom relativo do tom principal, a subdominante e a dominante) e os vizinhos indiretos (tom relativo da subdominante e tom relativo da dominante). 



Vizinhos Diretos:
Para modular ao relativo do tom principal, altera-se o quinto grau do tom principal, meio tom acima, transformando-o na sensível ( 7º graus ) do tom relativo menor do tom principal.
Exemplo: Do Maior - 5º grau - sol - meio tom acima - sol sustenido, que é o sétimo grau de lá menor.
Obs. Para efeito de tons vizinhos, todos os relativos menores serão na forma harmônica, com o sétimo grau elevado para fazer meio tom com o oitavo graus.

Para modular ao tom da subdominante ( 4º grau ), altera-se o sétimo grau do tom principal, meio tom abaixo, transformando-o na sensível do quarto grau, do tom da subdominante.
Exemplo: Do maior - 7º grau - si - meio tom abaixo - sib, que é o quarto grau de Fa maior.
Obs. Na relação dos tons vizinhos, todas as notas pivot são sétimo grau de alguma escala. exceto  o tom da subdominante que tem como sensível o quarto grau que pede resolução ao terceiro grau. Por isso mesmo, uma sensível.

Para modular ao tom da dominante, altera-se o quarto grau do tom principal, meio tom acima, transformando-o na sensível do tom da dominante.
Exemplo: Do maior - 4º grau - fa - meio tom acima - fa#, que é a sensível de sol maior.



Vizinhos Indiretos:
Para modular ao tom relativo do tom da subdominante, é preciso primeiro estar no tom da subdominante e depois alterar o quinto grau do tom da subdominante meio tom acima, transformando-o na sensível do relativo do tom da subdominante.
Exemplo. Do maior - modulou para fa maior - quinto grau - do - meio tom acima - do# - sensível de re menor.

Para modular ao tom relativo do tom da dominante, é preciso primeiro estar no tom da dominante e depois alterar o quinto grau meio tom acima, transformando-o na sensível do tom relativo do tom da dominante.
Exemplo. Do maior - dominante sol maior - quinto grau - re - meio tom acima - re# - sensível de mi menor.

Vizinhos Próximos (Tom Homônimo do Tom Principal)
Para modular ao tom homônimo do tom principal, altera-se o terceiro e o sexto graus do tom principal meio tom abaixo, transformando-o no tom homônimo do tom principal.
Exemplo. Do maior - 3º e 6º graus respectivamente, mi e la - meio tom abaixo - mib e lab - que são os graus que justificam o modo. 



Nota característica: aquela que diferencia um tom do outro, por exemplo, a alteração no sétimo grau de um tom menor.  Se o tom principal estiver no modo maior, o vizinho direto tem uma nota característica e os vizinhos indiretos terão duas. Se o tom principal estiver no modo menor, os vizinhos diretos terão três notas características (exceto a do tom relativo que tem apenas um) e os vizinhos indiretos terão duas. 



Campo Harmonico de C maior (tríades) 


C Dm Em F G Am Bm5b Como sabemos: Am é a relativa G é a Dominante F é a Sub-dominante Dm é a relativa da Sub-Dominante Em é a relativa da Dominante Am, G, F, Dm e Em Esses são os tons vizinhos (não coloquei a maior harmonica por enquanto). para saber os tons vizinhos de outros tons é só usar a regra Relativa - Sub-Dominante - Dominante e relativos da dominante e sub-dominante.Logo, eu poderei modular uma tonalidade para esses acordes tomando-os como a nova tonalidade? Estou correto?  corretíssimo e completo sua colocação, alem de modular, vc pode improvisar o solo nessas outras escalas... a maior harmonica também dá um efeito super interessante no caso de C maior seria um Fm. 

Cabe observar que o  Cm pode ainda ser considerado um tom vizinho que da um efeito muito interessante.



Tons afastados:são aqueles que diferenciam na armadura de clave por dois ou mais alterações, para mais ou para menos. E aqueles que possuem alterações diferentes, como sustenido com bemol que não é viável.

2 comentários:

  1. bom dia, o fato do 4° grau pedir resolução para o 3°grau, não o transforma em sensível, que sempre será 7°grau desde que tenha um semitom para a tônica, o 4° por ter essa tensão é chamado de notra atrativa. Minha intenção é ajudar, mas muito bom o post.

    ResponderExcluir
  2. bom dia, o fato do 4° grau pedir resolução para o 3°grau, não o transforma em sensível, que sempre será 7°grau desde que tenha um semitom para a tônica, o 4° por ter essa tensão é chamado de notra atrativa. Minha intenção é ajudar, mas muito bom o post.

    ResponderExcluir