Tons vizinhos: são aqueles que possuem a mesma armadura de clave, uma alteração a mais ou a menos na armadura.
Vizinhos Diretos:
Para modular ao relativo do tom principal, altera-se o quinto grau do tom principal, meio tom acima, transformando-o na sensível ( 7º graus ) do tom relativo menor do tom principal.
Exemplo: Do Maior - 5º grau - sol - meio tom acima - sol sustenido, que é o sétimo grau de lá menor.
Obs. Para efeito de tons vizinhos, todos os relativos menores serão na forma harmônica, com o sétimo grau elevado para fazer meio tom com o oitavo graus.
Para modular ao tom da subdominante ( 4º grau ), altera-se o sétimo grau do tom principal, meio tom abaixo, transformando-o na sensível do quarto grau, do tom da subdominante.
Exemplo: Do maior - 7º grau - si - meio tom abaixo - sib, que é o quarto grau de Fa maior.
Obs. Na relação dos tons vizinhos, todas as notas pivot são sétimo grau de alguma escala. exceto o tom da subdominante que tem como sensível o quarto grau que pede resolução ao terceiro grau. Por isso mesmo, uma sensível.
Para modular ao tom da dominante, altera-se o quarto grau do tom principal, meio tom acima, transformando-o na sensível do tom da dominante.
Exemplo: Do maior - 4º grau - fa - meio tom acima - fa#, que é a sensível de sol maior.
Para modular ao relativo do tom principal, altera-se o quinto grau do tom principal, meio tom acima, transformando-o na sensível ( 7º graus ) do tom relativo menor do tom principal.
Exemplo: Do Maior - 5º grau - sol - meio tom acima - sol sustenido, que é o sétimo grau de lá menor.
Obs. Para efeito de tons vizinhos, todos os relativos menores serão na forma harmônica, com o sétimo grau elevado para fazer meio tom com o oitavo graus.
Para modular ao tom da subdominante ( 4º grau ), altera-se o sétimo grau do tom principal, meio tom abaixo, transformando-o na sensível do quarto grau, do tom da subdominante.
Exemplo: Do maior - 7º grau - si - meio tom abaixo - sib, que é o quarto grau de Fa maior.
Obs. Na relação dos tons vizinhos, todas as notas pivot são sétimo grau de alguma escala. exceto o tom da subdominante que tem como sensível o quarto grau que pede resolução ao terceiro grau. Por isso mesmo, uma sensível.
Para modular ao tom da dominante, altera-se o quarto grau do tom principal, meio tom acima, transformando-o na sensível do tom da dominante.
Exemplo: Do maior - 4º grau - fa - meio tom acima - fa#, que é a sensível de sol maior.
Vizinhos Indiretos:
Para modular ao tom relativo do tom da subdominante, é preciso primeiro estar no tom da subdominante e depois alterar o quinto grau do tom da subdominante meio tom acima, transformando-o na sensível do relativo do tom da subdominante.
Exemplo. Do maior - modulou para fa maior - quinto grau - do - meio tom acima - do# - sensível de re menor.
Para modular ao tom relativo do tom da dominante, é preciso primeiro estar no tom da dominante e depois alterar o quinto grau meio tom acima, transformando-o na sensível do tom relativo do tom da dominante.
Exemplo. Do maior - dominante sol maior - quinto grau - re - meio tom acima - re# - sensível de mi menor.
Vizinhos Próximos (Tom Homônimo do Tom Principal)
Para modular ao tom relativo do tom da subdominante, é preciso primeiro estar no tom da subdominante e depois alterar o quinto grau do tom da subdominante meio tom acima, transformando-o na sensível do relativo do tom da subdominante.
Exemplo. Do maior - modulou para fa maior - quinto grau - do - meio tom acima - do# - sensível de re menor.
Para modular ao tom relativo do tom da dominante, é preciso primeiro estar no tom da dominante e depois alterar o quinto grau meio tom acima, transformando-o na sensível do tom relativo do tom da dominante.
Exemplo. Do maior - dominante sol maior - quinto grau - re - meio tom acima - re# - sensível de mi menor.
Vizinhos Próximos (Tom Homônimo do Tom Principal)
Para modular ao tom homônimo do tom principal, altera-se o terceiro e o sexto graus do tom principal meio tom abaixo, transformando-o no tom homônimo do tom principal.
Exemplo. Do maior - 3º e 6º graus respectivamente, mi e la - meio tom abaixo - mib e lab - que são os graus que justificam o modo.
Exemplo. Do maior - 3º e 6º graus respectivamente, mi e la - meio tom abaixo - mib e lab - que são os graus que justificam o modo.
Campo Harmonico de C maior (tríades)
Cabe observar que o Cm pode ainda ser considerado um tom vizinho que da um efeito muito interessante.
bom dia, o fato do 4° grau pedir resolução para o 3°grau, não o transforma em sensível, que sempre será 7°grau desde que tenha um semitom para a tônica, o 4° por ter essa tensão é chamado de notra atrativa. Minha intenção é ajudar, mas muito bom o post.
ResponderExcluirbom dia, o fato do 4° grau pedir resolução para o 3°grau, não o transforma em sensível, que sempre será 7°grau desde que tenha um semitom para a tônica, o 4° por ter essa tensão é chamado de notra atrativa. Minha intenção é ajudar, mas muito bom o post.
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