segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Função Harmônica

Na música temos momentos estáveis, instáveis e menos instáveis e essas são variações que causam continuidade da música até seu repouso final. A palavra FUNÇÃO aqui serve para definir a sensação que determinado acorde produz dentro de uma frase harmônica e as funções são:

A) FUNÇÃO TÔNICA
(estável) esta função nos trás um sentido conclusivo, geralmente este acorde de função tão importante é o primeiro grau e pode ser substituido pelo VI e III graus que tambem pode produzir repouso.

B) FUNÇÃO DOMINANTE.
Essa função nos trás um sentido suspensivo que só resolve na tônica, e o acorde principal dessa função é o de V grau. Sendo o VII grau seu acorde de substituição.

C) FUNÇÃO SUB-DOMINANTE.
É uma função de sentido meio suspensivo pois se mostra de forma intermediaria entre a tônica e dominante e o acorde sub-dominante é o de IV grau podendo ser substituido pelo II grau.

Exemplo: Música Alegria - CARTOLA
TÔNICA: SOL MAIOR G pode ser substituida pela IV (DÓ MAIOR - C) ou IIIm ( SI Menor - Bm)
DOMINANTE: V7 - RÉ MAIOR COM SÉTIMA - D7 ou VIIº ( Fº) 
SUBDOMINANTE: IV - DÓ MAIOR - C ou IIm (LÁ menor - Am)
Podemos ver na música abaixo as variações e a aplicação/função das harmonias na música.
ALEGRIA

G    E7            Am7      
Alegria era o que faltava em mim 
          D7                    G   G7 
Uma esperança vaga eu já encontrei 
C       C#º            G              E7 
Pelos carinhos que me faz me deixe em paz 
A7                           D7 
Não te quero ver para nunca mais 

     Am7         D7        G 
Eu sei que teus beijos e abraços 
  E7           Am7       D7        G     G7 
Tudo isso não passa de pura hipocrisia 
C         C#º        G      E7          Am7   D7   G   D7 
Já que tu não és sincera eu vou te abandonar   um   dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário